Após a sua participação no workshop Neoindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas, realizado em maio, na sede da Finep – Financiadora de Estudos e Projetos, no Rio de Janeiro, a Celluris foi convidada a estar presente no principal evento de ciência e tecnologia do país – a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que teve início nesta terça-feira, 30 de julho, em Brasília.
Patrícia Rozenchan, diretora executiva de Pesquisa e Desenvolvimento da Celluris, participou do Eixo: “Startups brasileiras: financiamento e crescimento”, que ocorreu na tarde dessa terça-feira, 30. Ela dividiu a mesa com outros painelistas, entre eles, Fernando Peregrino chefe de gabinete da presidência da Finep, Artur Pereira do WebSummit e Plínio Targa, Ceo da Brain4Care.
“A Conferência está sendo um importante espaço de troca e mobilização de empresas, governo, pesquisadores, academia para debater e definir o futuro da ciência e inovação no país para os próximos 10 anos. Para a Celluris é uma grande oportunidade porque nós fazemos parte desse ecossistema de inovação e seremos diretamente impactados pelas decisões e estratégias definidas durante o evento”, afirmou.
No evento houve o lançamento do livro: “A FINEP e a Neo-industialização – Startups, deeptechs e seus ecossistemas: Uma contricuição à 5ª CNCTI, no qual Patricia Rozenchan foi co-autora. O lançamento contou com a presença da ministra de Ciência e Tecnologia, Lucia Santos.
Sobre o evento
Com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”, a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que segue até quinta-feira (1º), é o principal fórum de debates sobre o futuro da ciência no país. O evento, que volta a acontecer após 14 anos, com 320 palestrantes, vai discutir as prioridades das políticas públicas do setor. A 5CNCTI é realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e organizada pelo CGEE (Centro de Gestão e Estudos Estratégicos), com apoio de diferentes entidades do setor e da sociedade civil.
O principal objetivo da conferência é construir a nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) até 2030, de acordo com decreto presidencial, e definir ações concretas para os próximos anos.
Participam representantes do governo, cientistas, entidades e demais representantes da sociedade civil. Entre os principais assuntos estão desafios urgentes como inteligência artificial, mudanças climáticas, transição energética, nova política de industrialização, financiamento à ciência e tecnologia. Mais de 2.200 pessoas acompanham presencialmente e outras 2.000 de forma virtual em mais de 50 sessões de debates e sete plenárias.
Veja a programação completa da conferência: https://5cncti.org.br/conferencia-nacional/