PESQUISA E DESENVOLVIMENTO
PIPELINE
A Celluris atua de forma inovadora na pesquisa e no desenvolvimento da tecnologia CAR-T no Brasil, a fim de desenvolver as melhores soluções imunoterápicas para o tratamento de tumores hematológicos e sólidos.
RfuCAR
A Celluris desenvolveu um novo mecanismo CAR-T capaz de modular o microambiente tumoral e também ser desativado pela administração de ambos os peptídeos epitópicos receptores, constituindo uma chave de segurança reguladora. A construção da Celluris, chamada RfuCAR, compreende um receptor tandem CAR bi-específico, que inclui um scFv que reconhece e liga moléculas de superfície em células tumorais (alvo tumoral) e o receptor de sinal extracelular (ECR). O motivo scFv ligará a célula tumoral e os levará à apoptose exatamente como um CAR regular. O ECR se ligará ao sinal específico secretado no microambiente tumoral, inibindo as vias de sinal extracelular. Essa inibição diminuirá a ativação da via extracelular, levando à modulação da proliferação celular tumoral. A regulação desse conteúdo de sinal extracelular no microambiente modula a ativação de outras citocinas no ambiente tumoral, impedindo putativamente a secreção excessiva de citocinas observadas na síndrome de liberação de citocinas (SRC) e eventos de neurotoxicidade.
Se algum dos efeitos tóxicos da CAR-T for detectado no paciente, a ação das células RfuCAR pode ser temporariamente desligada e também ajustada pela administração de diferentes peptídeos que se ligam à ECR, ECR com ligante e / ou epítopos scFv tumorais. Estes peptídeos serão capazes de ligar os dois RfuCAR impedindo a ligação às células tumorais e / ou sinal extracelular que inibe ou modula a atividade de RfuCAR. As células RfuCAR ainda serão capazes de proliferar no paciente e voltar a matar células tumorais assim que a administração dos peptídeos cessar.
A construção e o mecanismo do RfuCAR são uma nova abordagem que visa regular o microambiente tumoral não apenas através da via de sinalização celular, mas também as moléculas segregadas de macrófagos e outras células. Modelos e testes in vitro e in vivo estão sendo realizados para corroborar as vantagens das aplicações RfuCAR da Celluris.